Solda por ultrassom é ideal para indústria com elevado ritmo de produção

A soldagem por ultrassom é um processo econômico e eficiente de união térmica que fornece alta rigidez ao produto final, sem a presença de aditivos. Além disso, serve tanto para soldar metais quanto termoplásticos, materiais não terrosos, vidros e, até mesmo, cerâmica.

A solda por ultrassom fornece uma união de qualidade em linhas de produção de alta velocidade, já que os tempos de ciclo têm, normalmente, entre 0,2 e 0,5 segundos de duração, além de ser um excelente método de união para polímeros moldados pelo processo de injeção plástica.

Funcionamento da solda por ultrassom
A soldagem por ultrassom ocorre mediante a transformação da tensão elétrica em oscilação mecânica, permitindo, assim, que as peças permaneçam “coladas” umas às outras. A principal parte desse maquinário é chamada de conjunto acústico, que é composto por três partes: o transdutor acústico piezoelétrico
(conversor), a unidade de transformação da amplitude (booster) e a ferramenta de soldagem (sonotrodo).

A ferramenta de soldagem inicia a oscilação na área da união – a 20 kHz são verificados 20 mil movimentos por segundo –, gerando a fricção e o calor responsável por derreter o material nos pontos de contato de ambos os componentes. Após um período sob pressão, forma-se uma solda completamente homogênea e fixa.

Nesse formato, não se faz necessário o pré-aquecimento das ferramentas, nem o resfriamento das partes após a solda ocorrer, o que economiza tempo e otimiza o processo produtivo da indústria. Além disso, a soldagem age de acordo com o material e o design das partes.

Vantagens da solda por ultrassom
A tecnologia de solda por ultrassom é um dos métodos mais rápidos de união de duas partes plásticas sem a adição de materiais como cola ou fixantes, tornando-a atrativa para indústrias com alto volume de produção.

No caso, por exemplo, dos termoplásticos, ela permite um elevado ritmo de produção, que pode chegar a 2 mil peças/hora, além de soldagens limpas, custo baixo de mão de obra, maior durabilidade das ligações e ausência de riscos para o operador.

Outra vantagem do método de união plástica. “O processo de solda por ultrassom pode ser facilmente otimizado e reproduzido através da avançada tecnologia do gerador de ultrassom, que possui habilidades de parametrização”, informa.

Cabe, também, destacar que, devido ao baixo consumo de energia durante o processo de solda, o impacto térmico nas partes é mínimo, pois as peças podem ser processadas imediatamente após a soldagem, permitindo que as estações de solda sejam integradas em linhas automatizadas.

Quando se recomenda a solda por ultrassom?
A solda por ultrassom é recomendada naquelas situações em que se faz necessário um processo rápido e econômico de união de componentes termoplásticos numa produção em larga escala, tanto na área automotiva, quanto na médica e de consumo. Mas há, também, outra recomendação, segundo Catherine Diez. “Quando existe a preocupação em produzir peças finais em massa, a soldagem por ultrassom é recomendada como uma garantia de repetibilidade e qualidade”, enfatiza.

A Bemajjy Bolsas traz essa novidade para os seus clientes com o intuito de diminuir o impacto ambiental e também com o objetivo de atender o varejo com produtos TNT usando a Solda Ultrassom. Faça agora mesmo um orçamento com a gente!

ENTREGAS

ENTREGAMOS NO BRASIL INTEIRO
 

PRESENTEIE!

CONQUISTE E FIDELIZE SEUS CLIENTES COM NOSSOS PRODUTOS.
 

(45) 3231-2110

UTILIZE NOSSO CANAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE